It appears you have not registered with our community. To register please click here ...

Autor Tópico: Gases Fluorados - Certificação e outros instrumentos  (Lida 310 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Duti

  • Administrador People Sharing's
  • Gold People Sharing's
  • ****
  • Mensagens: 404
  • Popularidade: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Aprender é algo de que numca nos devemos esquecer.
    • My Dream's e People Sharing's criados em 01-01-2010
Gases Fluorados - Certificação e outros instrumentos
« em: 25 de Outubro de 2012, 23:30 »
Fonte
You are not allowed to view links. Register or Login

Gases Fluorados
 

Em 1997, foi adotado o Protocolo de Quioto, no âmbito do qual a Comunidade Europeia se comprometeu a reduzir as suas emissões de GEE (categoria na qual se inserem os gases fluorados).

Neste seguimento, foi publicado o Regulamento (CE) n.º 842/2006, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de Maio, relativo a determinados gases fluorados com efeito de estufa, bem como, os respetivos regulamentos de desenvolvimento.

Para este efeito, os diplomas acima mencionados estabelecem regras relativas ao seguinte:

 

- confinamento, utilização, recuperação e destruição dos gases fluorados com efeito de estufa;

- rotulagem de produtos e de equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa;

- deposição em aterros de produtos e de equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa;

- transmissão de informações sobre gases fluorados com efeito de estufa;

- controlo das utilizações de gases fluorados com efeito de estufa;

- proibição de colocação no mercado de produtos e de equipamentos que contenham gases fluorados com efeito de estufa;

- formação e certificação do pessoal e das empresas que participem nas atividades que envolvam intervenções com gases fluorados com efeito de estufa.

 

Em Portugal, foi publicado o Decreto-Lei n.º 56/2011, a 21 de Abril, que assegura a execução, na ordem jurídica nacional, do Regulamento (CE) n.º 842/2006, bem como dos respetivos regulamentos de desenvolvimento.

O regime legal aplica-se a todas as pessoas, singulares ou coletivas, que utilizem, produzam, recuperem, reciclem, regenerem/valorizem, destruam, importem, exportem, coloquem no mercado ou explorem equipamentos ou sistemas que contenham gases fluorados com efeito de estufa constantes do Anexo I do Regulamento (CE) n.º 842/2006, de 17 de Maio e também as preparações que os contenham na sua composição.

 

 Assuntos Relacionados: Proteção da Camada de Ozono

 
Legislação Nacional

    Decreto-Lei n.º 56/2011, de 21 de Abril
    - No n.º 3 do artigo 4.º, onde se lê "Os operadores de equipamentos fixos de refrigeração que executam as actividades previstas nos n.ºs 1 e 2 do artigo 2.º do Regulamento (CE) n.º 303/2008 em equipamentos fixos de refrigeração e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeito de estufa comunicam" dever-se-á ler "Os operadores de equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contêm gases fluorados com efeito de estufa comunicam". - No n.º 4 do artigo 4.º, onde se lê "Os operadores de extintores e sistemas fixos de protecção contra incêndios que executam as actividades previstas nos n.ºs 1 e 2 do artigo 2.º do Regulamento (CE) n.º 304/2008 em extintores e sistemas fixos de protecção contra incêndios que contêm gases fluorados com efeito de estufa comunicam" dever-se-á ler "Os operadores de extintores e sistemas fixos de protecção contra incêndios que contêm gases fluorados com efeito de estufa comunicam".

 
Regulamento

    Regulamento (CE) n.º 842/2006
     

 
Certificação de Empresas e Pessoal

    Regulamento (CE) n.º 303/2008 da Comissão, de 2 de Abril
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, os requisitos mínimos e as condições para o reconhecimento mútuo da certificação de empresas e pessoal no que respeita aos equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contêm determinados gases fluorados com efeito de estufa.
    Regulamento (CE) n.º 304/2008 da Comissão, de 2 de Abril
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, os requisitos mínimos e as condições para o reconhecimento mútuo da certificação de empresas e pessoal no que respeita aos sistemas fixos de protecção contra incêndios e extintores que contêm determinados gases fluorados com efeito de estufa.
    Regulamento (CE) n.º 305/2008 da Comissão, de 2 de Abril
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, os requisitos mínimos e as condições para o reconhecimento mútuo da certificação do pessoal que procede à recuperação de determinados gases fluorados com efeito de estufa em comutadores de alta tensão.
    Regulamento (CE) n.º 306/2008 da Comissão, de 2 de Abril
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, os requisitos mínimos e as condições para o reconhecimento mútuo da certificação do pessoal que procede à recuperação de determinados solventes à base de gases fluorados com efeito de estufa dos equipamentos que os contêm.
    Regulamento (CE) n.º 307/2008 da Comissão, de 2 de Abril
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, os requisitos mínimos para os programas de formação e as condições para o reconhecimento mútuo dos atestados de formação do pessoal no que respeita aos sistemas de ar condicionado instalados em determinados veículos a motor que contêm determinados gases fluorados com efeito de estufa.

 
Deteção de Fugas

    Regulamento (CE) n.º 1516/2007 da Comissão, de 19 de Dezembro de 2007 (Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, disposições normalizadas para a deteção de fugas em equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham determinados gases fluorados com efeito de estufa).

 

    Retificação do Regulamento (CE) n.º 1516/2007 da Comissão, de 19 de Dezembro de 2007 (Jornal Oficial da União Europeia, L287, de 18 de Outubro de 2012).

 

    Regulamento (CE) n.º 1497/2007 da Comissão, de 18 de Dezembro
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, disposições normalizadas para a deteção de fugas em sistemas fixos de protecção contra incêndios que contenham determinados gases fluorados com efeito de estufa.

 
Rotulagem

    Regulamento (CE) n.º 1494/2007 da Comissão, de 17 de Dezembro
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, o formato dos rótulos e os requisitos adicionais de rotulagem relativamente a produtos e equipamentos que contenham determinados gases fluorados com efeito de estufa.

 
Relatório

    Regulamento (CE) n.º 1493/2007 da Comissão, de 17 de Dezembro
    Estabelece, nos termos do Regulamento (CE) n.º 842/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho, o modelo do relatório a apresentar pelos produtores, importadores e exportadores de determinados gases fluorados com efeito de estufa.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2012, 23:32 por Duti »
You are not allowed to view links. Register or Login
Tec. A.V.A.C. com formação em Informática.
Hobby's: Aeromodelismo; Electrónica; Aquariofilia e outros.
" Te desejo em dobro, do que me desejares a mim. "
Um abraço,